sábado, 29 de janeiro de 2011

2010, um ano repleto de surpresas a nível astronómico

O ano de 2010 foi um grande ano no que conta a descobertas na área de astronomia. Os objectos que foram estudados estavam a alguns paços de nós mas também a muitos anos-luz.
31/12/2010

Em Fevereiro, os cientistas desenvolveram novas técnicas para os detectar e para estudar as suas atmosferas. Graças a intensos estudos do céu com instrumentos acoplados ao VLT, ao Hubble e graças também à sonda Kepler, o número de exoplanetas actualmente conhecidos ultrapassou os 500, cada vez mais se detectam planetas pequenos (e rochosos) e possivelmente perto ou até dentro das zonas habitáveis das suas estrelas-mãe.

Em Março, após anos de viagem e inúmeros problemas, finalmente chegou a Hayabusa! Em Junho, a sonda aterrou no deserto australiano e com ela trouxe partículas do asteróide 25143 Itokawa, também o telescópio mais famoso do mundo, o Hubble, fez 20 anos, e continua a maravilhar-nos com as suas imagens.

Em Abril descobriram-se evidências de água gelada no asteróide 24 Themis.

Em Maio, uma equipa de astrónomos alemães e japoneses descobriu o enxame galáctico mais distante até agora conhecido, a 9,6 mil milhões de anos-luz.

Em Junho foi detectada a presença de moléculas de antracina numa nuvem na direcção de Cernis 52.

Em Julho, foi a vez do Telescópio Espacial Spitzer descobrir fulerenos, moléculas decarbono com a forma de bolas de futebol, também foi noticiada sonda europeia Rosetta, que  passou a pouco mais de 3000 km do asteróide Lutetia, a caminho do seu alvo principal, o cometa Churyumov-Gerasimenko.

 Em Agosto, ao fim de seis anos, um dos rovers da NASA, o Spirit, deixou de ser móvel. Em 2009 ficou preso numa armadilha de areia e durante os meses que se seguiram os cientistas da NASA tentaram a todo o custo libertá-lo. Infelizmente não tiveram sucesso e apenas se moveu para um ângulo apropriado ao combate com o severo inverno marciano que se aproximava, com pouca esperança de sobrevivência. Desde Março que não temos notícias do rover e teme-se que não tenha sobrevivido. No entanto, a equipa planeia, ainda continuar a contactar o rover até Março de 2011. Por outro lado, o rover gémeo, Opportunity, continua saudável e vai estudando características interessantes a caminho do seu destino final, a cratera Endeavour.

Em Outubro pela descoberta de água num segundo asteróide, 65 Cybele.

Em Novembro, a antiga sonda Deep Impact, actualmente com o nome de EPOXI, passa com sucesso pelocometa Hartley 2 e captura imagens espectaculares.

 Em Dezembro, no nosso planeta também foi descoberta uma nova forma de vida, um microorganismo capaz de prosperar e reproduzir-se usando o químico tóxico arsénico em vez do fósforo.

Sem comentários:

Enviar um comentário