sábado, 29 de janeiro de 2011

A descoberta de um novo planeta com vida

Uma equipa de investigadores destinados à descoberta de novos planetas, liderada por astrónomos da Universidade da Califórnia, anunciaram a descoberta de um planeta com as características semelhantes às do planeta Terra.
Este novo planeta denominado de Gliese 581d (outro planeta descoberto em torno da estrela 581) está situado na “zona habitável do universo” pois tem uma distância perfeita para permitir a existência de água no estado líquido. O autor principal deste novo estudo, Philip von Paris que há modelos a comprovar a existência de água no estado líquido, o que não afasta portanto uma hipótese de habitabilidade.
Gliese 581d tem provavelmente entre três a quatro vezes a massa da Terra e os astrónomos suspeitam ser, como o planeta Terra, um local rochoso e possui uma gravidade suficiente para poder ter uma atmosfera.
A classificação de habitável depende de uma série de factores de entre os quais a presença de água no estado líquido e a presença de uma atmosfera.
                A temperatura média do planeta estimada pelos cientistas é que varia de entre -31 e -12 graus célsius. Esta variação de temperatura está associada a um factor: como este planeta vive ligado à estrela, significa que um lado dele está sempre voltado para a estrela, vivendo um dia eterno, enquanto que o outro lado que está voltado contra a estrela vive em constante e eterna noite. A zona mais habitável da superfície do planeta seria entre a sombra e a luz , com a temperatura diminuindo sobre o lado escuro e aumentando sobre o lado claro.
                Um estudo atmosférico publicado este ano revela que este novo planeta tem um forte efeito de estufa, com grandes quantidades de CO2. Isto vinha a indicar que Gliese 581d seria quente o suficiente para albergar água no estado líquido.

Sem comentários:

Enviar um comentário