segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um postal cósmico de S. Valentim

O São Valentim está em toda parte!

14-02-2011

É o que nos leva a pensar quando olhamos para a imagem surpreendente oferecida pela NASA esta semana, que localizou o que se parece com um anel mas em vez dos diamantes tem buracos negros.
O espectacular anel faz parte do sistema Arp 147 de duas galáxias em interacção. Situado a 430 milhões anos-luz de distância na constelação de Baleia, o sistema Arp 147 contém os restos da colisão entre uma galáxia espiral e uma elíptica. A fenomenal colisão causou uma onda expansiva de estrelas massivas que aparecem com uma coloração azul sobre uma estrutura circular.


A maioria destas estrelas tem uma longevidade curta, vivendo apenas poucos milhões de anos antes de morrerem mediante explosões descomunais. As estrelas que explodiram sobre o enorme aro deram origem a grandes super novas que deixam grandes buracos negros nos seus centros, e estas regiões emitem intensas radiações de raios-X que estão representadas em rosa na imagem. Os buracos negros fazem lembrar pedras preciosas de um anel. Na mesma imagem observa-se uma segunda galáxia com uma forma também anelar, rosa e alongada. Uma estrela brilhante muito mais próxima, na nossa própria galáxia, aparece representada a vermelho e finalmente se observa um quasar, branco e rosa na parte superior esquerda.
Para completar esta fascinante imagem combinaram-se dados obtidos por dois telescópios espaciais. Com o Observatório de Chandra de raios-X, os astrónomos localizaram os buracos negros, enquanto o Hubble proporcionou uma fotografia digital de alta sensibilidade no visível.

Sem comentários:

Enviar um comentário